Casamento comunitário sela união de 65 casais de jacarezinho

Publicado em: 07/12/2011 11:39 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Whatsapp

 

 

No último sábado, 65 casais entrelaçaram suas vidas em mais uma edição do Casamento Comunitário. Realizado no Cine Teatro Iguaçu e promovido pela Prefeitura, o casamento conjunto é feito para reduzir os custos dos noivos e dar aquela ‘força’ no momento mais importante da vida do casal. O vice prefeito municipal Beto Rocha compareceu representando a prefeita Tina e desejou boa sorte aos casais na nova vida.

Esta é a oitava edição do casamento, que começou em 2005, primeiro ano do governo da prefeita Tina Toneti. A ideia surgiu depois que Tina recebeu a visita de um casal que pedia auxílio para o pagamento dos custos com cartório. Sempre disposta a abranger os mesmos direitos para todos, a prefeita começou a amadurecer a ideia de arcar com os custos das uniões matrimoniais e solicitou à Secretaria de Assistência Social que realizasse o evento.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social Eva Uribe Rocha, é uma satisfação trabalhar com essas famílias, principalmente neste momento, que eles tem para legalizar a união.”São pessoas que por uma dificuldade ou outra, não tiveram condições de regulamentar seu casamento e sofriam por isso. Para nós da Secretaria, que nos empenhamos para propiciar um evento da melhor forma possível, é um momento muito especial, até porque coincide com a proximidade da época do Natal”, disse Eva.

Presente no evento, representando todos os demais secretários Municipais, Nelson Paulino destacou a importância do acesso à cidadania para todos. “Nosso desejo é que esta celebração fortaleça ainda mais os laços já existentes nestas famílias, e que esta iniciativa permaneça nos anos seguintes. Que todas as famílias de Jacarezinho possam ter a sua situação jurídica regularizada, para que todos tenham os mesmos direitos”, falou.

A Prefeitura Municipal conta com a parceria com o Cartório de Registros Civil, Títulos e Documento (propriedade de Ana Santiago Coutinho), que arca com estas despesas. O casal já sai da cerimônia portando sua certidão de Casamento. O juiz de paz que realizou as cerimônias foi Duarte da Costa.

Adinan e Márcio Chaves foram o casal escolhido para simbolizar os outros 64 e entrar no Teatro vestidos de noiva e noivo. Márcio, que é pedreiro, disse que eles já estavam com planos de casar há tempos, mas não havia sido possível por conta do alto valor que se paga. “Hoje o casamento está muito caro. Nós só temos a agradecer a Prefeitura por nos dar esse privilégio, foi uma bênção. Sentimos uma alegria tremenda com esta união e aconselhamos os que não são casados a se inscreverem no próximo ano e agarrar esta chance. Fomos bem tratados em todos os momentos. Obrigado primeiramente à Deus e depois à prefeita Tina Toneti”, falou. 

A Secretaria de Assistência Social promove o Casamento Comunitário todos os anos. Quem quiser se casar no ano que vem, deve procurar de Setembro à primeira semana de Novembro a própria Secretaria ou o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.