O programa Agrinho é desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem Rural do Paraná ( SENAR ) a 12 anos, tem como objetivo levar informação sobre saúde, segurança pessoal e ambiental para crianças do meio rural.
Todos os anos as escolas da rede municipal e estadual do estado são visitadas por profissionais do Sindicato Rural, estas escolas são avaliadas e concorrem a prêmios em várias categorias: escola agrinho, desenho para educação especial, desenho para primeira sério de 9 anos, redação de 1ª série de 8 anos a 8º série, os professores concorrem na categoria experiência pedagógica e a cidades concorrem na categoria município agrinho. O prêmio será entregue no próximo dia 26 em Curitiba.
Pela primeira vez a escola de Marques dos Reis foi premiada, este ano foram realizadas palestras sobre cidadania, alimentação e nutrição com o Dr. Gilberto Severino, e com a nutricionista Gislaine Toneti. Moradores cederam o quintal para a criação de uma horta comunitária.
Segunda a Diretora Sirlei Laiter Cunha a ajuda da prefeitura foi fundamental, para que o trabalho fosse divulgado, “agradeço a prefeita Tina Toneti e a secretaria de educação através da professora Laura Lemos, que não mediu esforços para que esse trabalho fosse desenvolvido” finalizou a diretora.